×

Material para roupa de ginástica: tecidos e indicações

Material para roupa de ginástica: tecidos e indicações

Alguns tecidos possuem tecnologias que beneficiam mais a prática de determinadas atividades do que de outras, por isso, escolher o tipo correto de material para sua roupa de ginástica pode te ajudar a usufruir mais sua prática.

Para encontrar uma peça que seja confortável e durável, é importante avaliar o ambiente onde a atividade vai ser praticada, assim como o tipo de modalidade, para que você tire o melhor proveito do seu momento!

Por isso procure por:

Materiais leves

Para exercícios que requerem liberdade de movimento, como o Yoga, opte por roupas soltinhas e com tecidos leves que vão possibilitar toda mobilidade para fazer as diferentes poses.

Peças com compressão

Essas peças de compressão ajudam oferecendo suporte para o músculo trabalhado, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a fadiga.

Absorção de suor e antibacteriano

Toda atividade pode causar transpiração, por isso prefira peças com tecidos adequados para absorver o suor e para manter a pele fresca, evitando quaisquer desconfortos ou irritações. Observe também se o material é antibacteriano, evitando a formação de odores.

Material durável

Para exercícios que geram atrito frequente em certas partes do corpo, como na corrida, o ideal é procurar tecidos resistentes e duráveis para que a peça não se desgaste rapidamente.

Não transparente

Sempre observe se o tecido fica transparente ao ser esticado. Experimente fazer agachamentos ou alguns alongamentos para garantir que não vai acabar mostrando mais do que você quer na academia.

Material com proteção UV

Em treinos ao ar livre é válido que suas roupas possuam proteção UV, pois elas ajudam a proteger contra danos envelhecimento precoce da pele. Além disso, essas peças costumam ser bem fresquinhas, mantendo uma boa temperatura corporal mesmo em modelos com manga comprida.

Principais Tipos de Material

  • Poliamida: leve e maleável e que não gera irritação na pele. Também é bastante elástica, permitindo amplitude de movimento sem incomodar, além de secar rapidamente e não ficar transparente.
  • Elastano: é um material que estica e se adequa ao corpo, mas não deforma ou perde seu formato original, sendo uma peça durável e que oferece garantia de não se romper  independente do movimento realizado.
  • Visolycra: ideal se você pratica atividade ao ar livre, pois as peças não ficam desbotadas ou manchadas com o sol. Além disso ela possui percentual de fibra de elastano em sua composição, que dá elasticidades à peça.
  • Malha Fria Poliviscose (PV): tecido leve e macio e que não gera calor excessivo. É resistente e não amassa com facilidade, além de ter menor índice de formação de bolinhas.

Tecidos que combinam poliamida com elastano:

  • Suplex: combina benefícios de ambos materiais, como elasticidade, durabilidade, facilidade de lavar e secar.
  • Dri fit: tecidos projetados para afastar a transpiração da pele, ideais para roupas de treino intensivo e atividades ao ar livre.

Publicar comentário